Dar mais resistência, flexibilidade e equilíbrio, além de melhorar a força muscular são alguns dos benefícios gerados pela prática da hidroginástica. Esses são alguns dos motivos que motivam os cerca de 200 idosos, que participam das aulas promovidas pela Prefeitura em parceria com a OSC Ágape Fontes de Vida, localizada no bairro Retiro. A atividade, iniciada em agosto, é ofertada a idosos cadastrados no Espaço Bem Viver Luiz Palhares, em Nova Contagem, região de Vargem das Flores.
Na manhã desta quarta-feira (13/9), a prefeita Marília Campos visitou o local, acompanhou uma das aulas de hidroginástica, conversou com os alunos e destacou a importância dos cuidados com a saúde física e mental.
“Temos que cuidar muito da nossa saúde para garantirmos qualidade de vida e bem-estar. Precisamos nos alimentar bem, fazer exercícios físicos e cuidar da alma. Uma pessoa que está de bem com a vida, fica mais saudável e adoece menos. A Prefeitura tem como compromisso cuidar das pessoas, e estamos fazendo isso a cada dia”, alegou Marília.
A coordenadora da Osc, Janaina Fontes, demonstrou satisfação pela parceria. “Fico muito contente por beneficiarmos centenas de idosos dessa região. Ver a animação e o sorriso no rosto de cada um me enche de alegria. Em pouco tempo, já temos muitos relatos da melhora na vida dos alunos”, afirmou.
Sempre animados, os idosos não param um minuto durante os exercícios e aproveitam cada momento. Ansiosa para entrar na piscina, Maria José da Silva, 68, disse que sua saúde melhorou muito desde o primeiro dia que participou da atividade. “Às vezes sinto muita dor por causa da artrite reumatoide e bronquite. Quando exército na piscina, sinto uma melhora considerável”, comentou a moradora do bairro Ipê Amarelo.
Outra idosa satisfeita com essa parceria é Ana Pereira Lopes, 67. “Essa é a terceira aula que participo. Tenho muita dificuldade de dormir e, já no primeiro dia, consegui descansar sem remédio, e isso foi maravilhoso. Também percebo que a dor na coluna e a asma melhoram após as atividades. Essa oportunidade é uma benção de Deus”, disse.
Também participaram da visita o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, e a subsecretária, Lorena Lemos; o secretário de Governo, Pedro Amaral; o administrador da Regional Vargem das Flores, Wander Batista; e a superintendente de redes de atenção à saúde, Júlia Diniz.
Clique aqui e confira as fotos. Fotógrafa: Janine Moraes/PMC